terça-feira, 1 de junho de 2010

Sem duplicação, Estrada de Itatiba vira ´corredor da morte´



Publicado no Jornal de Jundiai
http://www.portaljj.com.br/interna.asp?Int_IDSecao=1&Int_ID=114645

MARCELO LANGUE
No trevo do Caxambu, uma faixa no sentido Jundiaí/Itatiba: entroncamento com a rodovia João Cereser "Já perdi a conta de quantos acidentes vi, aqui. Nasci em Itatiba, sempre tive caminhão e há 30 anos ouço que essa estrada vai ser duplicada." A frase é do motorista João Carlos Sanfins, 59 anos, e resume o sentimento de quem precisa utilizar a rodovia Engenheiro Constâncio Cintra para se locomover entre Jundiaí e Itatiba. O medo de Sanfins não é à toa: de sexta-feira à noite até o final de domingo, quatro pessoas morreram vítimas de acidentes de trânsito na Estrada de Itatiba - como é conhecida. Para piorar a situação de quem utiliza a rodovia, além de correr risco de morte, uma praça de pedágio está prestes a ser inaugurada no local. "No período noturno é pior ainda", comentou Sanfins.

"O movimento (de veículos) é muito grande e, para complicar, ainda existe um trecho sem acostamento por causa das obras. Quando chove, então, fica muito ruim." O temor do experiente motorista faz sentido. Logo nos primeiros metros da rodovia, ainda em Jundiaí, um trecho foi batizado como ´curva da morte´, devido ao grande número de acidentes ocorridos ali. No mesmo trecho, veículos e motos fazem verdadeiros malabarismos para cruzar a estrada e acessar a rua Carlos Gomes, na Ponte São João.

O mais estranho é que alguns chegam a ficar parados por quase três minutos, embora haja um retorno a poucos metros dali. Já em frente à igreja Nossa Senhora do Carmo, no Jundiaí-Mirim, a estrada fica sem acostamento por quase um quilômetro devido às obras do Governo do Estado para alteamento da pista. O custo é de R$ 8,6 milhões e, segundo a placa com informações sobre a obra, já deveria ter sido entregue em janeiro deste ano. Ali também há uma passarela para travessia de pedestres, mas algumas pessoas insistem em atravessar pela rodovia mesmo. A próxima passarela só virá 5 quilômetros à frente, no bairro Mato Dentro.

Radares - Nos mais de 20 quilômetros da rodovia entre Jundiaí e Itatiba, há radares fixos colocados pela concessionária Rota das Bandeiras - responsável pela administração da Estrada de Itatiba - e um posto da Polícia Rodoviária, já próximo do vizinho município. Pouco para o tráfego de quase 15 mil veículos que circulam diariamente pela rodovia de mão dupla.

Numa rápida viagem pela estrada é possível ver motoristas fazendo conversões arriscadas, pedestres atravessando na frente dos carros e até um motociclista em alta velocidade seguindo pelo acostamento. Em breve, um novo ponto de redução de velocidade será inaugurado. Será a praça de pedágio com 10 cabines e pronta para receber R$ 1,80 dos veículos e R$ 0,90 das motocicletas que por ali passarem.

EMERSON LEITE

Esta notícia foi atualizada em 31/5/2010 às 22:03

1 Comentários:

Às 4 de julho de 2010 às 14:50 , Anonymous Fabiana disse...

Na 6a. feira postei nesse blog minha preocupação com o risco de acidentes na rotatória da estrada de Itatiba, por causa das novas faixas criadas.

Infelizmente, no sábado já tivemos o primeiro deles entre um ônibus e um veículo de passeio.

Por sorte ninguém se feriu (eu acho).

O que a concessionária vai esperar acontecer para tomar providências adequadas?????

 

Postar um comentário

Digite aqui seus comentários, utilizando linguagem educada e apropriada para a publicação. Os comentários aqui publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade se seus autores, não configurando a opinião do mantenedor deste blog.

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial